quarta-feira, 23 de abril de 2008

A IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE

Photobucket

O QUE É A BIODIVERSIDADE?

Este é um termo abrangente para descrever a variedade de toda e qualquer forma de vida, bem como todos os processos naturais que ocorrem na TERRA.

Photobucket

A "Convenção de Diversidade Biológica" define o termo como " a variedade entre todos os organismos vivos de todas as fontes[...] isto inclui diversidade entre a mesma espécie, entre diferentes espécies e entre ecossistemas"

FACTOS E ESTATÍSTICAS

A abundância de espécies declinou 40% entre 1970 e 2000.

Desde o ano 2000, perdem-se, uma média anual de 36 milhões de hectares de floresta virgem.

Nas Caraíbas (Caribe) , os níveis de coral declinaram cerca de 80%!!!

Em 20 anos , desapareceram 35% dos mangais.

Conforme nota do Millennium Ecosystem Assessment (MA),(literalmente e liberalmente traduzida como "Comité de Avaliação Ecos sistemática do Milénio") emitida em Março de 2005, as actividades humanas levaram o planeta à beira de uma onda massiva de extinção de espécies, aumentando a ameaça à nossa qualidade de vida e bem estar. Por exemplo, os níveis actuais de espaços verdes e reservas naturais estão a diminuir a uma velocidade galopante, impossível aos técnicos de reflorestação de acompanhar minimamente estes níveis.

Estas " descobertas" são confirmadas pelas estatísticas da lista vermelha da IUCN , na qual estão catalogadas em nível de extinção cerca de 15.500 espécies, alertando para uma percentagem de níveis críticos de extinção global de 23% de mamíferos, 12% de aves, 31% de anfíbios, entre outros.

O "Millennium Ecosystem Assessment" (ver tradução acima), coloca uma ênfase especial no facto de como os ecossistemas contribuem para o Bem Estar humano, e conclui que o futuro da Humanidade depende de ecossistemas saudáveis.

INSERIDO NO TEMA COLETIVO "DIA MUNDIAL DA TERRA" PELA

  • BLOGOSFERA SOLIDÁRIA

  • e
  • LUMA


  • IMAGENS ANÓNIMAS
    TEXTO DE ANA C./SOB_VERSIVA
    COM DADOS E ESTÍSTICAS RETIRADAS DE
    WWW.COUNTDOWN2010.NET

    Photobucket

    Sem comentários: